A DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino), atinge de 15 a 20% dos homens acima dos 50 anos e pode apresentar sintomas como: diminuição do desejo sexual; mudanças de humor; cansaço frequente; estresse e disfunção erétil.
Não bastando, a queda no nível da testosterona é a principal característica da DAEM.
Por outro lado, diferente da menopausa na mulher, a DAEM não ocasiona a perda de fertilidade para o homem e também não acomete toda a população masculina.
Contudo, quando diagnosticada, há uma redução gradual na produção do principal hormônio masculino, a partir dos 40 anos; e essa queda afeta a qualidade de vida do homem de forma geral.
Como a DAEM é diagnosticada?
A predominância da DAEM varia de 10 a 30% dos homens a partir dos 60 anos.
Para um diagnóstico de andropausa o critério baseia-se na coexistência de níveis baixos de testosterona no sangue junto aos sinais e sintomas compatíveis.
Desse modo, o baixo nível do hormônio é verificado a partir de exame de sangue específico para identificar a dosagem de testosterona total.
Principais sintomas da DAEM
Em casos que a redução de testosterona é acentuada, o homem pode apresentar alguns dos seguintes sintomas:
- Disfunção sexual;
- Perda de cabelo;
- Diminuição da libido;
- Aumento da circunferência abdominal;
- Alterações do humor;
- Aumento da gordura corporal;
- Maior irritabilidade;
- Déficit de atenção;
- Cansaço frequente;
- Depressão;
- Redução da força.
Tratamento e prevenção
Com o aumento da expectativa de vida, a DAEM se tornou mais prevalente, porém a maioria dos homens não sabe da existência dessa doença.
Portanto, para mudar esse quadro é fundamental consultar o médico urologista a partir dos 40 anos e, se necessário, começar o tratamento de reposição hormonal para tratar a deficiência de testosterona.
Mas fique atento: a reposição não deve ser feita sem a indicação do profissional. Somente um médico pode indicar o tratamento de reposição hormonal ao paciente após avaliar todos os fatores envolvidos.
Apesar de não haver uma forma exata de se prevenir da DAEM, manter hábitos de vida saudáveis contribui para diminuir o risco para a doença.
A indicação é ter uma boa saúde, com uma dieta saudável e prática regular de exercícios para manter a produção de testosterona em alta por mais tempo.
Saiba mais: Confira 5 dicas infalíveis para aumentar a produção da testosterona.
Amenize os sintomas da DAEM
Fato é que quando diagnosticada, a DAEM apresenta os sintomas aqui listados, os quais podem causar grandes incômodos e mudanças consistentes na qualidade de vida dos homens.
Pensando mais uma vez em ajudar e amenizar os possíveis desconfortos advindos da queda de testosterona, a Uro desenvolveu um novo tratamento.
Dessa vez, a equipe multidisciplinar da Uro estende seu atendimento de alto nível, oferecendo medicamento – agora em formato de cápsulas –, atendimento médico e assistência psicológica durante todo o tratamento.
O Tratamento para Disposição e Bem-estar é indicado para aliviar os sinais e picos de:
- irritabilidade
- depressão
- ansiedade
- fadiga
- indisposição
- cansaço físico e mental
Após um longo período de testes assertivos, constatou-se que o novo tratamento da Uro é capaz de atender às principais necessidades do organismo masculino.
As cápsulas promovem a recuperação natural da força e resistência física, além de favorecer a saúde mental, atuando na reversão dos sintomas da DAEM.
Inicie seu tratamento agora mesmo e receba suas cápsulas no seu endereço de preferência.